EGIPCIO

EGIPCIO

segunda-feira, 13 de junho de 2011

SANTO ANTÔNIO: LENDAS E TRADIÇÕES .

Editor: VANDERLAN NADER *NOTORIOUS MAGAZINE* EMAIL : vnader31@gmail.com

SANTO ANTÔNIO: "É O SANTO MAIS POPULAR DA IGREJA CATÓLICA.


Procurando namorado? Peça ajuda pra Santo Antonio.


     Venerado no mundo todo, o santo mais popular da igreja católica, Santo Antônio, é conhecido por sua humildade e devoção aos pobres e explorados, bem como à igreja e seus preceitos. É conhecido como o santo casamenteiro, além de ajudar a encontrar objetos perdidos e por ser o padroeiro dos militares. Feitos prodigiosos eram atribuídos a Santo Antônio o que contribuía para o crescimento de sua fama de santidade.


Imagem em tamanho natural exposta para visitação na Igreja Matriz de
Santo Antônio do Monte - MG
 As lendas e tradições de Santo Antônio
     As imagens de Santo Antônio geralmente caracterizam-no em trajes franciscanos segurando no colo um bebê. As explicações para a figura da criança em seu colo divergem: alguns afirmam que o bebê simbolizaria o amor que o santo devotava às crianças órfãs; outra teoria é a de que o conde Tiso teria hospedado Santo Antônio que,  em sua estada, teria sido visto pelo conde conversando com Nossa Senhora enquanto esta lhe entregava o menino Jesus.
     Assim é a história de Santo Antônio: recheada de lendas e tradições. Diz-se que ele ressuscitava mortos, curava doenças, aliviava o sofrimento dos pobres e ajudava moças a arrecadarem dinheiro para o casamento - daí a fama de casamenteiro. Simpatias como colocar o santo de cabeça para baixo ou tirar o menino de seu colo para só devolvê-lo depois de alcançar a graça, são feitas pelas moças que almejam conseguir se casar. Normalmente esses rituais são feitos na madrugada do dia 13 de junho, dia da morte de Santo Antônio.
     Santo Antônio amava a natureza e a solidão, gostava de meditar em lugares afastados, longe do barulho da cidade. O lírio que aparece, em algumas imagens, nos braços ou nos pés do santo ou da criança simboliza a pureza.
     A trezena é uma celebração que dura 13 dias, durante a qual os fiéis entoam cânticos, soltam fogos e celebram com comes e bebes junto a uma fogueira com o formato de um quadrado. Essa festança acontece entre 1 e 13 de junho - é a famosa festa de Santo Antônio.
     Há ainda um costume muito praticado pela Igreja Católica e seus fiéis. No dia 13 de junho, as igrejas distribuem aos pobres os famosos pãezinhos de Santo Antônio. A tradição diz que esse alimento deve ser guardado dentro de uma lata de arroz como garantia de que não faltará comida durante todo o ano. Há quem diga que o pão não mofa, mantendo-se íntegro pelo período de um ano. Seja lá qual for a explicação para tal fenômeno, os fiéis dizem que sempre são atendidos em suas preces, seja em assuntos do coração, dinheiro ou objetos perdidos.
                 Simpatias para Santo Antônio
     Em um casamento, dar de presente aos noivos uma imagem do santo, sem o Menino Jesus e fazer o pedido no altar. Quando for atendido, devolver o Menino Jesus ao altar da igreja.
     Quem já tem namorado, mas ainda não casou, deve amarrar um fio de cabelo seu ao do namorado. Eles devem ser colocados aos pés do santo que logo atenderá ao pedido.
     Colocar em uma vasilha com água, papéis com o nome dos pretendentes e um em branco, dobrados. No dia seguinte, o que abrir será o noivo. Se for o papel em branco, será alguém que você ainda não conheceu.
     Quem deseja descobrir o nome do futuro companheiro deve comprar um facão e, à meia-noite do dia 12 de junho, cravá-lo numa bananeira. O líquido que escorrer da planta deve formar a letra inicial do nome do futuro amor.
     A tradição popular também acredita que há uma forma especial de fazer as pazes entre casais brigados. Para isso, é preciso um cravo e uma rosa. Os talos devem ser amarrados juntos com uma fita verde, na qual serão dados 13 nós. Durante o procedimento, o devoto deve pensar que Santo Antônio vai uni-los outra vez.
Oração de Santo Antônio
     Ó grande e bem-amado Santo Antônio de Pádua! Vosso amor a Deus e ao próximo, vosso exemplo de vida cristã, fizeram de vós um dos maiores Santos da Igreja. Eu vos suplico tomar sob a vossa proteção valiosa minhas ocupações, empreendimentos e toda a minha vida.
     Estou persuadido de que nenhum mal poderá atingir-me, enquanto estiver sob vossa proteção. Protegei-me e defendei-me: sou um pobre pecador. Recomendai minhas necessidades e apresentai-vos como meu medianeiro a Jesus, a quem tanto amais. Por vosso mérito, Ele aumente minha fé e caridade, console-me nos sofrimentos, livre-me de todo mal e não me deixei sucumbir na tentação. Ó Deus poderoso, livrai-me de todo o perigo do corpo e da alma. Auxiliado continuamente por vós, possa viver cristãmente e santamente morrer. Amém.

Nenhum comentário: